SOLUÇÕES

Conquiste sua independência energética com energias renováveis limpa

Atuamos como uma empresa integradora de soluções inteligentes para conectar nossos clientes às tecnologias que estão transformando o setor elétrico tradicional no segmento de geração distribuída com soluções inovadoras.

Conseguir reduzir o consumo de energia a praticamente zero, ou mesmo zerar a conta de luz, e ainda ajudar o meio ambiente é uma realidade nos dias de hoje.

Entenda como agora é fácil alcançar sua independência energética

  • Geração Distribuída

    Você já está familiarizado com a Geração Distribuída?

    Esse sistema permite que cada consumidor produza sua própria energia através de fontes renováveis. Para isso basta instalar geradores em sua própria unidade consumidora.

  • Micro e Minigeração Distribuídas

    Desde 17 de abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Trata-se da Micro(até 75kWp) e da Minigeração(a partir de 75kWp até 5MWp) distribuídas de energia elétrica, inovações que podem aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade.
    Mais detalhes no site oficial da ANEEL www.aneel.gov.br/geracao-distribuida

Entenda a vantagem do Autoconsumo remoto

O autoconsumo remoto é uma modalidade de geração de energia compartilhada que atende a um único CPF ou CNPJ.
Na prática, isso quer dizer que você pode instalar a energia renovável em sua casa ou empresa, mas o excedente gerado pode ser compensado em outras unidades consumidoras que o contrato de energia esteja em seu nome, como uma casa de praia ou um sítio, por exemplo. Ou seja, é possível compartilhar o mesmo sistema em dois ou mais imóveis diferentes.
Além disso, se você não tiver espaço para instalar a energia renovável em sua unidade de consumo, mas possuir um terreno em seu nome que esteja dentro da mesma área da concessionária da sua região, pode instalar o sistema nesse local e utilizar a energia em outras unidades.

Instale um sistema de energia renovável em sua casa, empresa, indústria ou, até mesmo em empreendimento rural com soluções inovadoras para gerar com mais eficiência.

Resultados visíveis na sua conta de energia no mês seguinte da instalação do seu sistema.

Simplicidade

A mudança para a energia solar e/ou eólica é simples e rápida. Instalação rápida, limpa e sem necessidade de obras.

Economia

Garanta sua independência energética e não fique mais refém do aumento das tarifas de energia. Reduza consideravelmente sua despesa com energia elétrica ou até mesmo zere sua conta de luz. Você pode produzir toda energia necessária para o seu consumo.

Financiamento

                                                                               Opções de financiamento facilitam a mudança para a energia renovável                                                                     

                                                                                    Linhas de financiamento especificas e facilidade na aprovação 

 Para aqueles consumidores que possuem interesse em usufruir da energia renovável, mas não possuem o capital ou não desejam investir em um pagamento à vista, existe hoje diferentes alternativas existentes de financiamento para energia solar e eólica, seja para residências, empresas, industrias ou empreendimentos rurais.

Seu sistema se torna praticamente autofinanciável. Isso quer dizer que o valor que você pagará nas parcelas pode se aproximar da economia que terá mensalmente gerando sua própria energia.

Encontramos a melhor solução em energias renováveis de forma personalizada e com equipamentos de última geração para pequenos e grandes consumidores de energia.

Para a sua casa

Ener-eco avalia o sistema do tamanho ideal para a sua casa. Através de uma análise da sua fatura de luz, será possível dizer o quanto você precisará investir e qual a média mensal de economia que terá.

Para a sua empresa

Na hora de diminuir os gastos na sua empresa, a energia renovável é uma grande aliada. Com a Ener-eco, você economiza na conta de luz e investe no seu negócio.

A Instalação dos painéis solares e aerogeradores também agregam valor ao seu negócio, gerando mídia positiva e espontânea para potenciais clientes que valorizam o compromisso com a sustentabilidade e uso das energias verdes, agora ligadas a marca de sua empresa.

Para sua produção rural

Colhendo a energia do sol e do vento

Cada vez mais, os produtores apostam nessa fonte renovável para reduzir significativamente os custos da produção.
A energia renovável vem para contribuir com o ganho de produtividade, através de tecnologia ambientalmente sustentável. As aplicações no meio rural são variadas, como sistemas de irrigação, aeração, bombeamento de água e iluminação.
Os edifícios agrícolas (galpões, celeiros, aviários, outros), com os seus grandes espaços no telhado ou nas propriedades com área para instalação ao solo, são ideais para a colocação de sistemas de energia renovável.

Telecom

Muitas vezes, a localização ideal para um site de telecomunicações é em uma área onde não há energia disponível e, muitas vezes, locais ideais são de difícil acesso. Uma solução de energia híbrida junto a um banco de baterias para sites de telecomunicações pode eliminar a necessidade de geradores ou mesmo de energia da rede, permitindo que o site de telecomunicações seja instalado em um local ideal e eliminando a necessidade de visitas frequentes para manutenção e reabastecimento do gerador. 

Nossos Parceiros

Perguntas Frequentes

Sim. Tanto edifícios como condomínios residenciais podem instalar o sistema para abater o consumo das áreas comuns com a anuência dos demais vizinhos.

 Caso haja excedente, pode-se ainda aproveitá-lo para abater o consumo individual de cada condômino. Nessa configuração, a energia gerada pode ser repartida entre os condôminos em porcentagens definidas pelos próprios consumidores.

Na prática, todos os condôminos se reúnem para dividir os custos do investimento do sistema, de acordo com as regras e percentuais estabelecidos entre eles.

 

Sim, se você for o dono da cobertura e tiver espaço. Também com a anuência dos demais vizinhos, instalar o sistema no teto do prédio. A outra possibilidade é gerar a energia em algum outro ponto, como uma fazenda ou casa de praia, e direcionar a energia produzida para o apartamento. Isso só é possível quando o local onde ocorre a geração está na área de concessão da mesma distribuidora que fornece energia ao apartamento.

Quando os Sistemas Conectados à Rede (Grid-tie) geram mais eletricidade do que se consome, o excesso de energia é injetado na rede pública e você fica com créditos para consumir energia da sua concessionária local por essa eletricidade que foi injetada.

Os créditos energéticos acumulados se referem à energia excedente gerada e não consumida, e são registrados pelo medidor de energia bidirecional e computados pela concessionária de energia local. No momento em que se gera mais energia do que se consome, o medidor bidirecional ‘roda para trás’, ou seja, mede de maneira digital e automática quantos kWh o sistema solar e/ou eólico instalado no local produziu, gerando assim os créditos energéticos na concessionária.

Esses créditos podem ser utilizados dentro de um período de até 60 meses a partir do momento de sua geração, quando a energia consumida for maior do que a gerada.

Ambos sistemas de irrigação conectados ou isolados da rede elétrica podem utilizar a energia renovável instalando um sistema projetado para atender às exigências da bomba de água. As bombas para irrigação geralmente estão localizadas em áreas com custos altos e não confiáveis tanto para o uso de combustível quanto para a energia elétrica da rede.

Os sistemas são econômicos para o abastecimento remoto de água do gado, para aeração das lagoas e para sistemas de irrigação. Investir na agricultura de bombeamento com energia renovável irá reduzir os custos com energia na irrigação e também criar segurança energética para o futuro, uma vez que a vida útil do sistema de energia renovável pode fornecer energia por mais de 25 anos. 

Quando o sol brilha e vento sopra, a energia que está sendo gerada substitui a energia da rede, diminuindo sua conta mensal. Quando é noite e o vento não está soprando, o seu negócio ou residência utiliza a energia da concessionária normalmente. Tudo isso, sem alterações no seu esquema elétrico atual.

Painéis fotovoltaicos: Que captam a energia solar e transformam em energia elétrica

Aerogerador (eólica): Que capta a energia cinética dos ventos que é transformada em energia elétrica.

Inversores: Que transformam a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) e ajustam a voltagem de acordo com a necessidade. Inversores de sistemas conectados à rede elétrica também possuem a função de sincronizar o sistema com a rede.

Baterias: Usadas em sistemas isolados para armazenar energia

Controladores de carga: Usados em sistemas isolados e que controlam o carregamento das baterias

Outros equipamentos: Além dos equipamentos principais, são necessários ainda Cabos, Estruturas de fixação para os painéis, Proteções elétricas, e outros acessórios.

 

Através do inversor conectado na Internet você vai poder ver a produção da energia em tempo real de qualquer celular, tablet ou computador em qualquer lugar do mundo! Além disso este sistema vai armazenar as informações de produção dos meses e você poderá comparar quais meses o seu sistema funcionou melhor. E também você recebe todo mês fatura da concessionaria com produção consumida, gerada e com créditos atuais.

Sim, desde que os pontos de geração e consumo estejam dentro da área de concessão de uma mesma distribuidora. Esta é uma das grandes vantagens da legislação brasileira.

Pode, isso chama-se “Sistema de Energia Autônomo ou Isolado” (off-grid).

 Neste caso, o sistema isolado (off grid) precisará de baterias para armazenar a energia para a noite, no caso da energia solar, ou na falta de vento no caso da eólica.

Essa também é uma excelente solução caso você não tenha acesso à rede elétrica. 

Sim, as concessionárias não só devem permitir como têm prazos máximos definidos para avaliação e autorização dos sistemas. 

Ele não funciona de noite. Você produz energia durante o dia e o excedente vai para a rede da distribuidora (se for ligado à rede) que vira créditos de energia que serão usados para abater o seu consumo da noite. Ainda, os créditos gerados em uma unidade consumidora também podem ser utilizados em outra, desde que os contratos com a distribuidora estejam no nome da mesma pessoa física ou jurídica, dentro da mesma área de atuação da concessionária local.

Se o seu sistema não for ligado a rede distribuidora a energia será armazenada em baterias para seu uso a noite.

Não, infelizmente as Distribuidoras de energia irão lhe cobrar um mínimo para estar conectado na rede e além disso tem a taxa de iluminação pública que é cobrado na conta também. Mas você consegue reduzir em até 90% o que você paga na conta de luz com o seu sistema solar e/ou eólico.

Não. Se o seu sistema estiver conectado na rede elétrica da distribuidora o inversor irá desligar e isolar o seu sistema (por uma questão de segurança).

Sim. Se você tiver um sistema off-Grid ou de energia com backup de baterias, ou seja, você tem um sistema conectado à rede e possui um grande “no-break” com baterias na sua casa ou empresa (esta é uma solução com um custo maior). 

Sim. Em 2001, quando tivemos a primeira crise de energia, o governo estabeleceu um limite máximo de consumo para as residências e quem ultrapassasse pagava multa. Se você tem um gerador de energia solar e/ou eólico você produz a sua energia e não paga multa se houver racionamento de novo.

No caso dos painéis solares, a manutenção anual limita-se a uma limpeza das placas (quando for necessário) com água. Como se você estivesse limpando um vidro de sujeira no seu telhado. Se chover a chuva fará este trabalho para você, caso fique muito tempo sem chuva (mais de 6 meses) e você observar que a placa está realmente suja, então o ideal é passar um pano nos painéis. 

No caso da eólica a manutenção também é anual e simples. A Turbina ANEMOS possui ainda rolamentos fornecidos pela empresa japonesa SKF que são blindados, e não necessitam de lubrificação.

A Ener-eco oferece serviço de manutenção.

Na geração compartilhada, é possível que seja feito um investimento coletivo (como uma cooperativa, associação de empresas, redes de lojas, etc), e instalem uma micro ou minigeração distribuída para que cada unidade consumidora utilizem a energia para a redução da conta de luz como se fossem um único consumidor. Ah, um detalhe importante é que a energia precisa ser renovável e que os consumidores estejam dentro da mesma área de concessão ou permissão da distribuidora. Assim, estimula-se a economia por meio da preservação ambiental. Essa é uma modalidade da Resolução 687 da ANEEL, que vigora desde 2015. 

Mais informação? Consulte nossos especialistas

Agende uma consulta com nossos especialistas. Teremos o prazer de recebê-lo em nossa sede, ou mesmo fazer uma visita local e esclarecer todas as suas dúvidas.